Saúde mental é tema de entrevista na Rádio D2FM



15/09/2022 às 12hs


Na manhã desta quinta-feira (15), as psicólogas Terezinha Guidi Beraldo e Brenda Ferreira de Oliveira participaram do Programa Bob Morning na rádio D2 FM, em Santa Rita do Sapucaí.

A temática da entrevista, conduzida pelo locutor Bob (Ibraim Junior), abordou o Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. Em sua fala, Terezinha explicou que: “Falar sobre a saúde mental ainda é um tabu, existe um certo preconceito. O ser humano trabalha exteriormente, o físico. Mas a dificuldade que as pessoas têm de ressignificar a saúde mental, no sentido de que eu preciso me conhecer, deve sempre perceber quem é ela, frente aos desafios.”

Bob compartilhou com as psicólogas a experiência em que viveu com crise de ansiedade: “a gente só percebe quando acontece. Primeiro a gente começa a se afastar das pessoas, se atola no trabalho. Devemos olhar não só fora, mas para a casinha de dentro também.”, ressalta.

Questionada pelo locutor sobre a importância da saúde mental na sociedade, Brenda explica que “se pararmos pra ver, é difícil, atualmente alguém que não fale que não tem depressão. A gente sabia que após a pandemia haveria um colapso na saúde mental. A maior demanda dos pacientes é pela falta de cuidado, o relapso de não se olhar, de não ter ido buscar, por que chegou no limite. Para que vou no psicólogo? Para que procurar ajuda?”

Durante o programa, alguns ouvintes puderam compartilhar experiências e realizar perguntas às entrevistadas.

“Não deixe de cuidar da saúde mental, não deixe ela transbordar. A espiritualidade é a base do ser humano para conseguir enfrentar os desafios, é onde encontra forças. Primeiro a espiritualidade, segundo o interior, e por último o físico”, finalizou Terezinha